portugal, uma referência para investimentos
Desde a crise financeira de 2008 que a economia portuguesa, duramente atingida neste período, soube recuperar e reinventar-se, apoiada em fundamentos sólidos e estruturais, o que permitiu que o país entrasse no radar dos mais relevantes investidores internacionais.
​
QUAIS FORAM OS FATORES ESSENCIAIS PARA ESTA RECUPERAÇÃO ?
​
-
Um cenário de estabilidade política, económica e social, a par de um clima muito receptivo para o investimento estrangeiro.
-
Uma mão de obra local bem preparada e motivada, formada em universidades locais de prestígio internacional.
-
Um país seguro e amistoso, com um custo de vida acessível, um ótimo clima e uma grande qualidade de vida.
-
Uma reestruturação profunda da maioria das empresas locais, que se tornaram mais eficientes e competitivas por investirem em inovação e tecnologia, atingindo um elevado padrão de qualidade.
-
Um forte crescimento das exportações, com a diversificação de produtos e mercados, fortalecendo a balança comercial do país.
-
O papel crucial do turismo, que tem crescido de forma firme e consistente ao ritmo de 2 dígitos.
-
O surgimento de um grande número de empreendedores e start up´s, sobretudo do setor tecnológico, beneficiando de um ambiente - legal, fiscal e logístico - muito favorável.
-
A prioridade dada pelos sucessivos governos ao desenvolvimento e modernização do país, com o aparecimento de novos projetos de grande dimensão e a recuperação das zonas históricas das cidades.
EM QUE SETORES O PAÍS SE DESTACA?
​
Este conjunto de fatores permitiram ao país dar um significativo passo em frente, tornando-se hoje um player de qualidade internacional em vários setores. Surgiram projetos de investimento muito relevantes em setores como o turismo, imobiliário, infraestrutura, energia, tecnologia, automóvel, têxtil e calçado, entre outros. Há, hoje, vários projetos em pipeline, de iniciativa pública e privada, que necessitam de capital estrangeiro e para os existem linhas de financiamento atrativas.
​
Neste contexto, muitas multinacionais estabeleceram-se em Portugal nos últimos anos para desenvolver os seus projetos:
​
Por estas razões, acreditamos que os principais investidores internacionais vêm Portugal, hoje, como uma referência quando se trata de definir o local para onde vão expandir os seus investimentos.
Nós, na CHIADO INVEST, estamos preparados para o receber e assessorar.​
​
​